Decorreu de 05 a 11 de Maio, a Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, na Escola Básica 2,3 de Carregal do Sal, este ano, num espaço mais amplo e com um maior número de editoras participantes. A Feira do Livro é uma actividade da responsabilidade da Biblioteca Escolar e foi dinamizada pela Equipa Educativa da Biblioteca, pelos professores de Língua Portuguesa, pelos professores do 1.º Ciclo, pelos educadores de infância e alguns funcionários.Colaboraram também nesta actividade as professoras Clementina Fonseca e Elisabete Oliveira.
No local onde decorreu a feira foram expostos trabalhos realizados pelos alunos dos vários níveis de ensino.
A sessão de abertura teve lugar no dia 5 de Maio pelas 9 horas. Estiveram presentes os elementos do Conselho Executivo, o vereador da Cultura e Educação, o Director do Centro de Formação, a Equipa Educativa da Biblioteca Escolar, a Coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa, a chefe dos Serviços Administrativos e alguns professores. As turmas A e B do quinto ano e C do 6.º ano, sob a orientação dos respectivos professores de Língua Portuguesa, procederam à leitura de textos e ao reconto de histórias.
A feira foi visitada por todos os alunos do agrupamento e foram muitos aqueles que adquiriram livros, transformando a feira numa verdadeira festa da leitura. A venda de livros ultrapassou todas as expectativas.
A feira foi animada com a presença do escritor de histórias infantis, Carlos Edgar, de S. João de Areias e da jovem poetisa concelhia, Cláudia Borges. Carlos Edgar esteve presente no dia 8 de Maio e apresentou às crianças do Pré-Escolar e alunos do 1.º Ciclo de Carregal do Sal e Parada duas histórias da sua autoria, que já foram publicadas pela editora Papiro. Cláudia Borges contactou com os alunos do 3.º Ciclo, na tarde do dia 9 de Maio. Foi com muita desenvoltura e maturidade que a a jovem escritora apresentou as suas obras e respondeu às questões colocadas pelos alunos.
Ao longo da semana, foram apresentadas histórias às crianças do Pré-Escolar e alunos do 1.º Ciclo pela Equipa Educativa da Biblioteca Escolar, com a colaboração do funcionário Rui Henriques, pela técnica da Biblioteca Municipal, Sandra Oliveira, e pelas professoras de apoio educativo do 1.º Ciclo, Ana Isabel e Fátima Monteiro. Os alunos do 2.º Ciclo animaram na feira no intervalo da manhã e no período de almoço, procedendo à leitura dramatizada de textos alusivos ao livro e ao reconto de histórias.
Na tarde de domingo, foi apresentado o filme “A história de uma abelha” e foram muitos os alunos e respectivos familiares que responderam ao convite e compareceram na sala de cinema, improvisada para o efeito.
À entrada da Feira do Livro foi colocado um painel intitulado “Um livro é...”, onde os alunos registaram frases. Foi seleccionada a melhor frase de cada nível de ensino e aos seus autores será oferecido um livro.
A Feira do Livro foi, sem dúvida, a festa dos livros, a festa da leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário