REDE DE BIBLIOTECAS DE CARREGAL DO SAL

B. Municipal de Carregal do Sal

B. da E B 2 3 de Carregal do Sal

B. da E B I de Cabanas de Viriato

B. da E S / 3 de Carregal do Sal


sexta-feira, 30 de maio de 2008


Concurso Literário
“Dá asas à tua Imaginação”




Superaram-se:

Autor
1º Juliana Campos 7ºA

2º Beatriz Rito 5ºA

3º Mariana Serrazes 5ºA

Podes ler aqui o texto vencedor:




A Entália Brilhante


Era uma vez uma menina que se chamava Maria. Ela andava no 7º ano e era muito popular na sua escola. Todos a admiravam desde alunos a professores. Era muito boa, simpática e, devido à sua beleza encantadora, tinha muitos rapazes atrás de si. Tinha uns cabelos loiros, compridos e ondulados, uns olhos azuis da cor do mar e uns lábios tão vermelhos como uma cereja.
Tinha uma família fantástica. Os pais eram fabulosos, muito simpáticos e unidos, tinha duas irmãs mais novas e um irmão mais velho. Lá em casa também era muito admirada, sempre bem disposta e pronta a ajudar. Era a menina ideal!
Até que um dia tudo mudou...
Maria e as suas duas melhores amigas, Helena e Leonor, foram dar uma volta pelo maravilhoso bosque. Tinham aproveitado a tarde livre para desfrutar da pura Natureza.
Estava a correr tudo bem até que deram de caras com uma rapariga a injectar droga. Ficaram paralisadas sem saber o que fazer. Maria queria que ela não o fizesse, mas tinha medo da sua reacção.
Helena resolveu ir ter com a rapariga e mandá-la parar. A rapariga fugiu assustada deixando cair uma pedra muito brilhante no chão. As três amigas ficaram a olhar para a pedra e acabaram por se esquecer da rapariga. Estavam encantadas com a beleza daquela pedra.
Maria apanhou a pedra e disse:
- Esta pedra é fantástica! Sinto-me mais poderosa e incrível.
Helena com ar preocupado disse:
- Larga a pedra! Não sabes se isso está infectado com alguma coisa! Já te esqueceste do que aquela rapariga estava a fazer?
Maria respondeu aborrecida:
- Claro que não me esqueci, só que esta pedra é muito bonita e cativante. Mas, para não haver problemas vamos passá-la por água no rio.
Quando Maria colocou a pedra no rio aconteceu uma coisa muito estranha. Formou-se um furacão em tons de roxo que as atraiu para lá. Mal as três amigas foram atraídas, a pedra desapareceu no céu duma forma muito estranha e misteriosa.
Foi tudo muito estranho e rápido. Maria, Helena e Leonor gritavam aterrorizadas.
Elas foram parar a uma espécie de laboratório, cheio de teias de aranha, poções e ao fundo estava alguém sentado de costas num cadeirão.
Maria, sendo a mais corajosa das três amigas, perguntou:
- Quem és tu? O que queres de nós?
Aquele “alguém” falando de costas disse:
- Eu sou Viltidor, o guardião da Entália Brilhante.
Leonor confusa perguntou:
- Entália Bilhante?! O que é isso?
Viltidor explicou:
- A Entália Brilhante é um amuleto que “transforma” o carácter das pessoas. Eu passo a explicar: por exemplo, se isto estiver nas mãos de uma pessoa má, a Entália transformá-la-á numa pessoa boa.
Leonor disse entusiasmada:
- Sim! Isso é muito bom. Assim as pessoas serão melhores.
E Viltidor respondeu:
- Nem sempre.A Entália também funciona o contrário, se estiver nas mãos de uma pessoa boa transformá-la-á numa pessoa horrível e fará com que essa pessoa faça coisas que nunca pensou fazer.
Leonor disse:
- Então aquela rapariga que nós vimos no bosque estava sobre o efeito da Entália. E o que é que eu e as minhas amigas temos a ver com isto?
Viltidor respondeu:
- Vocês Helena e Leonor não têm nada a ver com isto. Foram simplesmente atraídas pelo furacão, mas a vossa amiga Maria é a escolhida.
Maria confusa respondeu:
- Escolhida!?
- Maria, tu tornaste-te má pessoa por teres estado perto ou por teres tocado na “Entália”. Isso quer dizer que tu és a guardiã do futuro mencionada no livro secreto da “Entália Brilhante”. - disse Viltidor.
- Isso é impossível. Eu sou apenas uma rapariga que decidiu ir dar um passeio com as deve ser um engano.
Viltidor virou-se para Maria e passou a explicar como é que ela podia ser a guardiã da Entália Brilhante:
-Há muitos milhões de anos, três raparigas da vossa idade, Marisa, Helga e Laura, também andavam a passear por um bosque. Elas também encontraram a Entália e aconteceu-lhes o mesmo. Explicaram-lhes o que se estava a passar e que Marisa teria que proteger a Entália Brilhante do malvado Guantaberg. A alma de Guantaberg está sempre no corpo de um jovem. Elas conseguiram descobrir quem era, só que Guantaberg encorpou noutro jovem. Esse jovem é hoje um velho. Só que a alma de Guantabertg é tão poderosa que ele apresenta aspecto de jovem. Marisa logo que percebeu a situação, começou a fazer planos para recuperar a Entália. Claro que as suas amigas também ajudaram.
A alma de Guantaberg está presente num rapaz da vossa escola. A alma só o domina à noite e transforma o rapaz num homem velho, maléfico e capaz de tudo para conseguir o que quer. O segredo para retirar a parte má da Entália é acreditar do fundo do coração que o bem sempre triunfará. Vocês têm que recuperar a Entália e ajudar o rapaz/velho que está dependente de Guantaberg.
- Mas como é que eu faço isso? – perguntou Maria
- Para recuperares Entália, só tens que descobrir qual é o rapaz e depois para o salvares tens que lhe dar esta poção e ele voltará ao normal. Quanto à alma de Guantaberg tens que a colocar dentro deste frasco. Para a alma entrar só tens que dizer a seguinte frase três vezes: “ O bem para sempre triunfará e Guantaberg nunca mais voltará”. Ah!, também nunca se esqueçam disto: a maior força vem do interior!
-Já que tu dizes que eu sou a guardiã, eu tenho poderes, certo? – perguntou Maria.
-Sim, mas não os podes gastar em coisas inúteis. Quanto mais depressa fizeres isto, mais depressa voltarás à tua vida habitual. E não digam nada disto a ninguém.
Viltidor voltou a levar as raparigas para o bosque.
Elas estavam muito baralhadas e não sabiam o que fazer. Como estava noite voltaram para casa.
No dia seguinte, no intervalo, juntaram-se ao pé uma árvore a começaram a falar.
Primeiro fizeram uma lista dos rapazes que poderiam ser a alma do Guantaberg, mas havia dois problemas: o primeiro, é que a alma só domina o rapaz à noite e o segundo, é que elas estudavam numa escola pública, logo havia mais de 700 rapazes.
Passaram noites e noites acordadas a espreitar por entre as janelas das casas de vários rapazes com o objectivo de detectarem algo suspeito.
Maria não estudava, tinha ficado muito diferente. Não ajudava em casa, não cuidava da aparência, não fazia nada. Os pais não sabiam o que fazer, pensavam que Maria estava doente. Mas Maria não fazia nada daquilo porque andava mais preocupada em sair daquela história da “Entália Brilhante”.
Num certo sábado, o seu amigo Tomás convidou-a para ir a sua casa à noite para verem um filme, pois os pais dele tinham ido jantar fora festejar o aniversário de casamento.
Maria ficou felicíssima pois ela amava perdidamente o Tomás. Nunca pensou que ele a convidasse. Era estranho um rapaz que andava no 9º ano passar cartão a uma rapariga do 7º!
Maria não pensou duas vezes e aceitou logo em ir ter com ele. Havia um problema: que mentirinha iria ela inventar para pais a deixarem sair no sábado à noite. Eles não sabiam que quase todas as noites ela saía para tentar descobrir quem era o tal rapaz e que isso era um dos motivos para a falta de concentração nas aulas.
Maria falou com as suas amigas, Helena e Leonor, e pediu que a ajudassem.
Até que Helena teve uma ideia:
-Maria, e se eu dissesse aos teus pais que nós temos um trabalho de grupo muito grande e que é para segunda-feira?
-Excelente ideia, Helena. Assim, como os teus pais são muito amigos dos meus, não haverá problema -disse Maria muito entusiasmada.
Maria preparou-se da melhor maneira para ir a casa do Tomás. Teria de lá estar às 18:00 horas. Maria estava linda com um vestido azul-escuro cheio de brilhantes, com o cabelo solto ondulado, com uns sapatos brancos. Estava maravilhosa!
Quando tocou à campainha da casa do Tomás, foi ele que abriu a porta. Ficou encantado com a beleza de Maria.
Primeiro estiveram um bocado à conversa e depois o Tomás pôs o filme, era um romance. O filme durou até às 19:20 horas. No fim do filme, Tomás levou-a para o jardim.
Maria estava muito contente pois tinha quase a certeza de que Tomás se iria declarar. E foi o que aconteceu.
Tomás agarrou na mão de Maria e disse-lhe:
- Maria, eu gosto muito de ti. És uma rapariga espectacular e desde sempre te amei.
- Eu também gosto muito de ti Tomás, mas pensei que tu não me ligasses nenhuma. – disse Maria.
Estavam quase a beijar-se, quando chegou a noite. Tomás transformou-se num horrível velho, com os olhos vermelhos. Maria chorava por descobrir que a alma de Guantaberg estava no seu querido e amado Tomás. Maria ligou para as suas amigas e elas vieram logo. Maria transformou-se em guardiã e as suas amigas trataram de a ajudar na luta pela Entália Brilhante e pela metamorfose de Tomás.
Primeiro, Leonor agarrou na Entália Brilhantecom a esperança de que o seu brilho cegasse Guantaberg. Mas este era muito forte e atirou um soco com toda a força na cara de Leonor. Esta ficou completamente incapaz de lutar. Agora a luta já só era entre a Maria , Helena e o malvado do Guantaberg. Helena tentou dar a poção a Guantaberg só que este partiu-a e agarrando em Helena, atirou-a pelos ares. Restavam Maria e Guantaberg. Maria não sabia o que fazer porque cada vez que se aproximava de Guantaberg, este magoava-a. Mas não desistia facilmente. Até que ao tentar agarrá-lo, Guantaberg com o seu olhar de laser, a magoou a sério. Maria estava completamente acabada até que se lembrou da frase que Viltidor lhes tinha dito:” A maior força vem do interior”. Então levantou-se e disse:
-Vai-te embora maldito Guantaberg. Tomás, lembra-te de tudo o que nós passámos, das nossas declarações e de tudo o que sentimos um por outro, lembra-te.
De repente, Tomás começou a lembrar-se tudo e fez um grande esforço para se libertar daquela maldita alma:
-Sai Guantaberg! Deixa-me em paz! Sai!
Entretanto, Helena e Leonor recuperaram os sentidos, agarraram no frasco e disseram a tal frase três vezes:
- O bem para sempre triunfará e Guantaberg nunca mais voltará.
- O bem para sempre triunfará e Guantaberg nunca mais voltará.
- O bem para sempre triunfará e Guantaberg nunca mais voltará.
A alma de Guantaberg saiu do rapaz e entrou para dentro do frasco. O Tomás estava transformado num homem velho.
Maria foi a correr ter com ele e abraçou-o. Maria queria muito que Tomás voltasse a ser o rapaz que era e então fez o que Viltidor lhe disse: acreditou do fundo do coração que o bem triunfaria e que Tomás voltaria a ser o rapaz que era. Só que isso não resultou. Então Maria deu um enorme beijo a Tomás e, por magia voltou a ser o rapaz que era e a Entália Brilhante rebentou no ar e libertou luzes muito brilhantes e flores.
As amigas de Maria estavam felicíssimas por tudo. Os olhares de Maria e Tomás brilhavam.
Viltidor apareceu num coche pelo ar, guiado por cavalos brancos e estava muito contente por tudo. Ele disse:
- Parabéns por tudo, guardiã, e vocês também, Helena e Leonor! Estou muito contente. Agora nunca mais haverá problemas por causa da”Entália Brilhante” e quanto ao malvado Guantaberg, vou levá-lo para o mundo das trevas e de lá ele nunca mais sairá.
A vida de Maria e Tomás voltou ao normal. Tornaram-se namorados. Ela voltou a ser a menina ideal e acabou tudo em bem.
Quando pensamos que nada tem solução, enganamo-nos, pois temos sempre os nossos amigos para nos ajudar a resolver tudo. Como nesta história, apesar de ser só Maria a guardiã, ela teve sempre presente a ajuda das amigas.




Pérola Azul

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Com Contos Me Encantas

"Com Contos me Encantas"

Acção dinamizada pelo Animador, da Biblioteca Municipal de Nelas, Carlos Henriques

Para Pessoal Docente e Não Docente

Dia 4 de Junho às 16h30

EBI Aristides de Sousa Mendes, Cabanas de Viriato

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Artigo publicado no blog: osteuslivros.blogspot.com


Escola Secundária/3 de Carregal do Sal . BIBLIOTECA . csbiblioteca@gmail.com

21 de Maio de 2008

O que é a REDECSAL?

O Grupo de Trabalho – Bibliotecas Escolares e Municipal do Concelho de Carregal do Sal é constituído pelos representantes das Bibliotecas dos Estabelecimentos de Ensino Públicos, da Biblioteca Municipal de Carregal do Sal e do Centro de Formação de Professores do concelho.

Tem como objectivos principais criar e dar continuidade à organização e gestão de projectos de intervenção e cooperação na área das Bibliotecas, Mediatecas e Centros de Recursos Escolares e desenvolver nas escolas, em colaboração com a Biblioteca Municipal de Carregal do Sal e o Centro de Formação, actividades de formação e autoformação nos domínios da biblioteconomia, animação, dinamização e promoção da leitura.

A página da Rede de Bibliotecas do Concelho de Carregal do Sal sugere uma série de recursos relativos à pesquisa de informação e a sua avaliação, bem como propõe um olhar sobre diferentes formas de leitura e sobre periódicos on-line dedicados à leitura e ainda algumas ligações sobre o tema webquest. E mais temas se seguirão, em breve.

O Grupo de Trabalho deste projecto encontra-se receptivo à colaboração dos interessados na divulgação de informações ou documentos sobre os temas previstos no seu regimento, através dos endereços de correio electrónico que se encontram quer na página, quer no seu blog.

Que tal uma visão de tudo isto, consultando a
página?

Feira do Livro



Decorreu de 05 a 11 de Maio, a Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, na Escola Básica 2,3 de Carregal do Sal, este ano, num espaço mais amplo e com um maior número de editoras participantes. A Feira do Livro é uma actividade da responsabilidade da Biblioteca Escolar e foi dinamizada pela Equipa Educativa da Biblioteca, pelos professores de Língua Portuguesa, pelos professores do 1.º Ciclo, pelos educadores de infância e alguns funcionários.Colaboraram também nesta actividade as professoras Clementina Fonseca e Elisabete Oliveira.
No local onde decorreu a feira foram expostos trabalhos realizados pelos alunos dos vários níveis de ensino.
A sessão de abertura teve lugar no dia 5 de Maio pelas 9 horas. Estiveram presentes os elementos do Conselho Executivo, o vereador da Cultura e Educação, o Director do Centro de Formação, a Equipa Educativa da Biblioteca Escolar, a Coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa, a chefe dos Serviços Administrativos e alguns professores. As turmas A e B do quinto ano e C do 6.º ano, sob a orientação dos respectivos professores de Língua Portuguesa, procederam à leitura de textos e ao reconto de histórias.
A feira foi visitada por todos os alunos do agrupamento e foram muitos aqueles que adquiriram livros, transformando a feira numa verdadeira festa da leitura. A venda de livros ultrapassou todas as expectativas.
A feira foi animada com a presença do escritor de histórias infantis, Carlos Edgar, de S. João de Areias e da jovem poetisa concelhia, Cláudia Borges. Carlos Edgar esteve presente no dia 8 de Maio e apresentou às crianças do Pré-Escolar e alunos do 1.º Ciclo de Carregal do Sal e Parada duas histórias da sua autoria, que já foram publicadas pela editora Papiro. Cláudia Borges contactou com os alunos do 3.º Ciclo, na tarde do dia 9 de Maio. Foi com muita desenvoltura e maturidade que a a jovem escritora apresentou as suas obras e respondeu às questões colocadas pelos alunos.
Ao longo da semana, foram apresentadas histórias às crianças do Pré-Escolar e alunos do 1.º Ciclo pela Equipa Educativa da Biblioteca Escolar, com a colaboração do funcionário Rui Henriques, pela técnica da Biblioteca Municipal, Sandra Oliveira, e pelas professoras de apoio educativo do 1.º Ciclo, Ana Isabel e Fátima Monteiro. Os alunos do 2.º Ciclo animaram na feira no intervalo da manhã e no período de almoço, procedendo à leitura dramatizada de textos alusivos ao livro e ao reconto de histórias.
Na tarde de domingo, foi apresentado o filme “A história de uma abelha” e foram muitos os alunos e respectivos familiares que responderam ao convite e compareceram na sala de cinema, improvisada para o efeito.
À entrada da Feira do Livro foi colocado um painel intitulado “Um livro é...”, onde os alunos registaram frases. Foi seleccionada a melhor frase de cada nível de ensino e aos seus autores será oferecido um livro.
A Feira do Livro foi, sem dúvida, a festa dos livros, a festa da leitura.